Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão.Salmos 127:3

25/07/2013

Evangelizar crianças: um desafio necessário e gratificante

Olá queridos, o tema é de suma importância na vida cristã da igreja, e quando digo igreja me refiro a todos nós membros do corpo de Cristo, pois a responsabilidade de evangelizar a criança não é só dos professores de departamento infantil ou do Pastor ou ainda dos líderes da igreja. A responsabilidade diz repeito a todos nós que compartilhamos das bençãos de Deus. Não podemos nos mostrar indiferentes a parte infantil da igreja considerando-os muitas vezes como apenas crianças, não devemos jamis nos esquecer que se trata alí do futuro da igreja, que necessita de forma urgente e hoje ainda ser preparado para assumir este papel o de FUTURO DA IGREJA.
Nestes últimos dias, o Senhor tem desafiado homens e mulheres que desejam investir suas vidas no Reino. Esse tem sido o nosso objetivo e o de milhares de pregadores espalhados pelo mundo.
Mas qual a diferença entre o fato de pregar para adultos e pregar para crianças? Um episódio no ministério de Jesus esclarece bem a diferença entre esses dois públicos ouvintes. Está registrado no evangelho segundo Marcos, 10,13-16: " E traziam-lhe crianças para que lhe tocasse, mas os discípulos repreendiam aos que lhe traziam. Jesus, porém, vendo isso, indignou-se e disse~lhas: Deixai vir os pequenos a mim e não os impeçais, porque dos tais é o Reino de Deus. Em verdade vos digo que qualquer que não receber o Reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele. E tomando-as nos seus braços e impondo-lhes as mãos as abençoou."
Nesse episódio , observamos que o primeiro público a cercar Jesus naquele momento era silencioso e comportado, e procurou não perder nenhum detalhe dos ensinamentos do Mestre. De repente o quadro muda, e uma agitação toma conta do lugar. Era outro público chegando com as mães; e este era barulhento, curioso e falador. Que contraste! Mas também estava desejoso de ser tocado e acariciado por aquEle que os transformaria de fracos, barulhentos e indefesos, na igreja forte e poderosa do primeiro século da Era Cristã.
Tudo isso mudo? Não! Ainda hoje nossas igrejas estão repletas desses pequeninos barulhentos esperando para serem tocados por mãos abençoadas. Por essa razão devemos repartir com estes pequeninos o pão que recebemos do Pai.Onde pais e professores cristãos devem sempre estabelecer estratégias para alcançar essas vidas, como cultos infantis, cultos domésticos, evangelismo, escola bíblica...Mas tudo isso deve ser pensado para a criança, na sua especificidade, ela não é um adulto em miniatura. Assim como elas oferecem um culto diferente para Deus temos de nos apropriar da melhor forma em apresentar Deus para essa criança.
Antes de tudo devo me aproximar de Deus como uma criança, com sinceridade, com meiguice, vendo Ele antes de tudo como um amigo. Dessa forma pedindo ajuda Divina posso então aprender a melhor forma de preparar essa criança como um exército infantil que a igreja Cristã necessita no futuro.

Obviamente não sou a dona da verdade mas Jesus Cristo Nosso Senhor e Salvador é o dono da verdade, e se você chegou até aqui é porque tem se preocupado com as crianças de sua igreja ou se preocupa com a formação cristã de seus filhos; dessa forma Deus o dono da verdade lhe mostrará o melhor caminho para conrtibuir nessa jornada de preparação do pequeno e precioso exército de Deus.

Deus os abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário